Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.
Nesse sistema, existem princípios e diretrizes da qualidade, que são aplicados em cada processo que envolve o dia a dia da instituição. Através desses, é possível fazer a tomada de decisões de forma segura, pois, através das ferramentas utilizadas, o gestor poderá verificar os indicadores de desempenho da empresa.
Várias empresas no mundo todo, utilizam o SGQ, para implantar novos processos, gerenciar e checar sua qualidade. Uma das razões da utilização desse sistema, é que consequentemente, um maior número de clientes tornam-se satisfeitos com a empresa. Além disso, há uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional. A produção sobe e os custos reduzem, é um diferencial, sendo um critério que garante maiores oportunidades e competitividades frente aos mercados, nacional e internacional. Surge um clima satisfatório e uma comunicação melhor entre os funcionários, a implantação da gestão da qualidade traz benefícios, pois é dotada de treinamentos, mapeamento dos processos empresariais e registros das atividades da organização.
A empresa poderá apenas implementar o sistema e melhorar os processos, mas para que o resultado seja reconhecido, será necessário que outra empresa especializada em auditoria de gestão da qualidade faça esse serviço. Assim, obtem-se um certificado da qualidade, isso irá depender da área onde a empresa atua, e também, das normas que regem esta área. Sendo assim, existem dois tipos de certificados válidos:
O certificado de acreditação, é obtido através das normas ISO/IEC 17025 e ISO 15189, é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O objetivo é verificar, se a organização está atendendo os requisitos estabelecidos pela norma, e se tem competência para realizar determinada atividade. Uma empresa que possui essa acreditação, terá maior credibilidade diante de seus concorrentes.
A certificação pode ser implantada em qualquer empresa pública ou privada. Obter essa certificação, significa que, a empresa atende os requisitos da qualidade, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 9001, ou outro sistema de gestão, por exemplo, gestão ambiental ou de tecnologia da informação. Os benefícios de implantar este sistema, são que, a empresa passa uma imagem segura para o cliente e para os colaboradores, além de, aumentar a produção e reduzir os custos.
O organismo internacional que dita as normas dos Sistemas de Gestão, é a International Organization for Standardization (ISO), foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. É uma instituição sem vínculos governamentais, que atua na área de qualificação dos produtos, processos, materiais e serviços. Antes disso, cada local, estado ou país ditava a sua própria regra. Era preciso unificar os procedimentos para facilitar o comércio internacional, apoiar o crescimento da economia de forma sustentável e equilibrada, a saúde, o meio ambiente e proporcionar a inovação.
A ISO aprova Normas Técnicas, que são tipos de padronização, como as normas da ABNT. Realiza classificações referente aos códigos de países, cria normas de procedimento e processos, que fazem parte da gestão da qualidade (ISO 9000), etc. Cada país ligado ao ISO possui um representante de normas e certificação.
A representante da ISO no Brasil, é a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). As normas mais populares são: ISO 9000 e ISO 9001, conjunto de normas publicadas, que especifica os itens necessários, para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em empresas. Foi publicada inicialmente em 1987. Além disso, existem as normas ISO 14000, que trata das principais diretrizes do sistema de gestão ambiental e a ISO 14064, que especifica sobre a gestão de emissões e remoções de gases do efeito estufa (GEE). As organizações que adotam esses sistemas, de acordo com as normas ISO, passam por uma série de procedimentos e ajustes tecnológicos, físicos e humanos, são auditados, e por fim recebem uma certificação.
Para enquadrar-se nesses padrões, a empresa precisa fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes, atinjam os requisitos de acordo com os regulamentos e a satisfação do cliente, por meio, da aplicação efetiva do sistema de gestão da qualidade.